top of page

6 dicas práticas de como orar em grupo.

  • Éderson Silva
  • 25 de abr. de 2015
  • 4 min de leitura

Me recordo de algumas vezes em que participei de alguns grupos de oração, pois sempre gostei muito de orar, mas em alguns grupos que já passei percebia algumas atitudes me deixavam um pouco confuso, por causa da desorganização.


Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. I Corintios 14:40

metanóia mudança de mente, artigos

Em tudo que Deus faz, sempre zela pela organização, pois detesta bagunça e confusão. Diante disso percebo o quanto erramos por falta de entendimento. Mas então será que é possível orar em grupo de forma organizada? Certamente sim, por isso quero te dar 6 dicas práticas para você orar em grupo.


1. UNIDADE: Algo importantíssimo para que a oração em grupo aconteça, é essa primeiro dica que dou para você; todos que fazem parte do grupo de oração, devem estar em unidade. Para muitos unidade é ajuntamento (número), mas na verdade não é isso. A unidade deve ser onde todos tenham e anseiam por ter o mesmo pensamento de amor um pelo outro. Não é possível pessoas estarem orando em um grupo, se as mesmas entre si, estão magoadas umas com as outras, se assim for, será preciso então pedir perdão e deixar Deus usar a vida de cada pessoa para serem benção na vida do outro.


2. ORAR EM FRASES CURTAS E SIMPLES: Você já foi participar em um grupo de oração, e de repente você se depara com aquele tipo de pessoa que gosta de orar tanto, que pensa que só ela que pode orar? É importante entendermos que se estamos em grupo, é porque estamos com pessoas dispostas a cooperar com algo, aqui no caso é com sua oração. Você nunca deve orar em grupo, pensando que está sozinho(a), cada pessoa deve ter oportunidade de orar também. As frases deve ser curtas e use sempre palavras que todos possam entender, para que assim entrem em concordância. Há pessoas que são mais cultas e tem uma linguagem mais aprimorada, mas no caso é importante encontrar um vocabulário compreensível para todos do grupo.


3. ORAR UM DE CADA VEZ: Pode para alguns isso paracer meio estranho, mas não é. Estamos aqui falando de organização. Já vi grupos se reunirem para orar e de repente todo mundo começa orar e bem alto; onde por exemplo, um ora pelo Brasil, outro pelo vizinho, outro pelo Àfrica, todos ao mesmo tempo. Lembre-se você está orando em grupo, então será necessário a concordância, onde cada um ora de cada vez e os os outros vão concordando, até porque se é para todos ficarem orando, assim, então não teria necessidade de reuinir-se em grupo. Agora claro que se todos levantarem um clamor, onde o líder do grupo dá essa direção, ai é outro história, mas normalemente é importante orar um de cada vez, pois a oração se torna mais eficaz, se torna algo mais organizado e objetivo, além de demonstrar a unidade.


4. FAZER UMA LISTA: É importante sempre fazer uma lista com o que chamamos de cargas, ou seja, os motivos de oração.O grupo tendo uma lista, pode-se dividir para que cada um possa também estar orando especificamente por alguma carga de oração. Muitas pessoas dizem: "Não, isso não é importante, vamos deixar na hora o Espírito revela". Eu até creio que o Espírito revela, mas mesmo você tendo uma lista não significa que não seja do Espírito, é uma questão de organização. A lista ajuda o grupo a manter o foco, ser mais objetivo e até mesmo depois quando vemos o mover de Deus você pode estar riscando nesta lista os alvos alcançados, isso irá motivar todo o grupo a continuar orando, pois estão vendo o resutlado de sua dedicação, isso aumenta também a fé.


5. ORAR EM VOZ ALTA: Quando digo orar em voz alta, não estou me referindo a gritar. Normalmente quando pessoas estão orando querem demostrar autoridade gritando. A autoridade espiritual não tem nada a ver se você grita ou ora alto. A questão é, que, como você está em um grupo, precisa orar em voz audível, onde todos possam compreender o que você está falando. Se você orar muito baixinho, as pessoas que estão no grupo com você, não compreenderão e assim não há como elas concordarem com sua oração. A oração feita com voz audivel gera no grupo uma certa motivação, um espírito de fé e entusiamo. Como é importante sua oração no grupo!


6. EVITE FALATÓRIOS: Sempre o grupo de oração deve zelar pela ética e pelo testemunho, pois haverá vezes que vão orar por pessoas com casos específicos, como por exemplo: "fulando se separou da ciclana", assim o grupo de oração deverá evitar falatórios, se você orou e entregou nas mãos de Deus a situação, então deixe que Ele sabe o que fazer. Nunca fique falando da vida das pessoas, pois sua oração perde todo o efeito. Lembre-se você faz parte de um grupo de oração, e não de uma roda de fofocas. Falo isso porque essa é a realidade que muitas pessoas vivem, e sei que Deus quer usar você como um instrumento poderoso em sua mãos, por isso quer sua vida limpa e entregada no altar verdadeiramente.


Eu fico feliz de poder compartilhar com você essas dicas práticas, tenho certeza que seu ministéio, seu grupo de oração será mais eficaz, os resultados e testemunhos vão surgir. Cada dia mais é necessário que se levante intercessores, para que o mundo seja tranformado. Deus abençoe sua vida!

 
 
 

Comentarios


Destaque
Tags
EM PROMOÇÃO HOJE

    © Todos os direitos reservados, edersonsilva 2015

    bottom of page